26 octobre 2015

ANGOLA : Jean Jacques identifica causas da derrota no Afrobasket2015

Luanda - O antigo internacional Jean Jacques da Conceição atribuiu a perda do título do Afrobasket, disputado em Agosto passado na Tunísia, a uma regressão no trabalho que vinha sendo feito na selecção nacional, líder isolada do ranking continental com 11 troféus.

Tunísia Afrobasket 2015 Angola - Egipto Banco de Angola
Foto: clemente dos santos
Esta posição vem expressa numa entrevista exclusiva concedida à Angop no âmbito dos 40 anos da independência nacional, na qual Jacques se mostra, entretanto, optimista na recuperação do ceptro dentro de dois anos.
À pergunta se se tratava de mérito dos adversários ou demérito de Angola, o poste que venceu sete vezes o Afrobsket declarou:
“Na minha forma de ver as coisas, os outros estão a jogar aquilo que sempre jogaram, nós é que regredimos. Nós é que deixamos de trabalhar. Deixamos aquilo que tínhamos e que era o nosso foco principal: um por todos, todos por um. Deixamos de ter isso. Nós é que perdemos”.
A maior figura do basquetebol nacional criticou a falta de “humildade e disciplina” no seio do grupo, e ausência de liderança na selecção.
Segundo Jean Jacques, a indisciplina vai ao ponto de os jogadores terem preferência em relação ao seleccionador, o que considera negativo, porque não compete aos atletas escolher o treinador e sim a direcção.
Sublinhou entretanto que se forem corrigidas estas atitudes a qualidade técnica dos angolanos irá superar a dos adversários, antevendo mesmo a recuperação o troféu na próxima edição.
“Daqui a dois anos, eu penso que vamos ter equipa para conquistar o campeonato”, declarou, durante uma entrevista de mais de uma hora concedida no pavilhão com o seu nome, uma homenagem do 1º de Agosto, onde iniciou uma carreira que o levou a Portugal, Espanha e França e culminou com diversos títulos e distinções, das quais a indicação para o FIBA Hall da Fama e a eleição de melhor basquetebolista de África de todos os tempos.